domingo, 17 de setembro de 2023

Sonhar com envelhecer. Significado

Sonhar com a chegada da idade ou ser mais velho. Angústia pela passagem do tempo. Aproveite os dias.

Alguns analistas admitem que o sonho em você se vê refletido em um idoso, muitas vezes indica a preocupação pela passagem dos anos e medo de envelhecer. Talvez você esteja passando por uma fase em que não se esforça e está deixando passar oportunidades valiosas (O trem passa apenas uma vez). Você se arrepende de não ter dado mais de si mesmo no passado. Aproveite agora, se você ainda pode e dê 100% de si mesmo hoje. 

No entanto, os significados dos sonhos podem ter diferentes interpretações, dependendo do contexto de seu sonho e dos eventos que acontecem em sua vida. Ao ler os seguintes exemplos de sonhos sobre envelhecimento ou ser idoso para ter uma ideia clara de como analisar.


Sonhar com velhice por medo de não cuidar de si mesmo. Precisa de ajuda para tomar suas próprias decisões? Você costuma ser indeciso? Você se vê em certos aspectos dependente de terceiras pessoas? É importante saber as opiniões e conselhos dos outros, mas lembre-se que você é o único que tem o poder final para tomar suas próprias decisões.

Sonhar com envelhecimento porque você está com medo da solidão. Para todas as pessoas surge a angústia, de algum modo, como serão os nossos últimos ano de nossas vidas. Os meus filhos me estenderão a mão? Serei internado em uma casa de repouso? Será o nosso parceiro / parceira ainda estará viva (o)? A angústia da solidão ou ser incompreendido é uma das principais preocupações das pessoas idosas ou velhas.



Sonhar com envelhecimento ou idosos pela sabedoria que transmitem. Durante o sonho você viu um grupo de anciãos conversando e contando histórias de vida? Os anciãos sabem muito. Se você pode ouvi-los aprenderá muitas coisas interessantes.

"Aquele que é de natureza calma e feliz dificilmente vai sentir a pressão da idade, mas para aquele que é de uma disposição oposta, a juventude e velhice são igualmente um fardo." Platão (427-346 aC)

Sonho com envelhecer ou ser ancião porque o angustia a doença e a própria morte. Não há necessidade de ser uma pessoa hipocondríaca para ter esse tipo de sonho. Embora a morte faça parte do ciclo natural da vida é normal se preocupar com a doença e morte. Você ainda respira e seu coração bate, certo? Bem desfrute de cada momento que lhe dá vida.

Sonhar com velhos e anciãos por ter grandes conselheiros. Talvez você considere-se afortunado, porque está cercado por pessoas com boas intenções que lhe dão ótimas dicas. Pode ser seu avô ou seu melhor amigo que o compreendem e o dão grandes dicas para ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor.


4 comentários:

  1. E quando outra pessoa sonha que eu estou velho?

    ResponderExcluir
  2. Sonhei que estava idosa, eu e um crush. Ele me pedia em namoro só que a face dele estava enrugada como de um senhor de idade mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ha uns dias sonhei estava na minha instituicao tenho 24 anos mas no sonho tinham passado muitos anos um pouco rapido e dai eu estava com 88 anos de idade mas nao vi a minha apparences somos me via com essa idade e dai o sonho eu me vi em casa dos meus avos e eu estava na sala eu via muitos chocolates ou bolos no armario e sentia vontade de comer alguns depuis passei para um dos quartos e estava com os meus colegas da instituicao mas eles nao tinham envelhecido so eu e que estava com mais idade mas dai estava sentindo uma sensacao de medo preocupacao e inseguranca por estar com mais idade pois estava com 88 anos e estava na quase no fin da minha vida porque eu estava com medo de ver a minha propria morte a aproximar se e dai acabou o sonho e eu acordei umpouco confusa mas depressa percebi que era un sonho e que eu nao tinha ainda 88anos mas sim 24 e fiquei mais aliviada mas ainda com medo e receio de chegar tao depressa aos 88 amis mas esse jeu medo ja nao e assim tao forte alguem sabe dizer o que significa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia,

      Seu sonho com envelhecimento é realmente interessante e pode ter diversos significados. Vamos explorar juntos alguns pontos importantes para entendermos melhor sua mensagem:

      1. Mudanças e Transições:

      O fato de você se ver com 88 anos, em sua instituição, pode representar um período de mudanças e transições em sua vida. Aos 24 anos, você está em uma fase crucial, onde decisões importantes sobre carreira, relacionamentos e futuro começam a tomar forma. O sonho pode ser um reflexo da sua ansiedade em relação a essas mudanças e o medo do desconhecido.

      2. Sabedoria e Amadurecimento:

      Por outro lado, a idade avançada também simboliza sabedoria, experiência e amadurecimento. Você menciona que não se via com 88 anos, mas apenas sentia essa idade. Isso pode indicar que você reconhece o valor da experiência e da maturidade que o tempo traz, mesmo que ainda não esteja pronta para vivenciá-las diretamente.

      3. Desejo de Conforto e Segurança:

      A presença da casa dos seus avós no sonho remete à nostalgia, segurança e aconchego. Sentir vontade de comer chocolates e bolos pode ser interpretado como um desejo de conforto e proteção em meio às incertezas da vida adulta.

      4. Medo da Morte:

      O medo de ver a própria morte se aproximar é natural e compreensível. É importante lembrar que a morte faz parte da vida e que, embora inevitável, ainda está distante para você. O sonho pode ser um convite para refletir sobre seus valores, prioridades e o que realmente importa na vida.

      5. Comparação com Colegas:

      Ver seus colegas da instituição sem envelhecer pode significar que você se sente pressionada a seguir um ritmo de vida que não necessariamente é o seu. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo e que não há necessidade de se comparar com os outros.

      6. Superação de Medos:

      O fato de você ter acordado aliviada e com menos medo indica que você está começando a superar seus receios em relação ao futuro. É importante manter essa positividade e encarar as mudanças como oportunidades de crescimento e aprendizado.

      Interpretação Geral:

      Seu sonho parece ser um reflexo de suas preocupações com o futuro, o medo do desconhecido e a busca por segurança e conforto. Ao mesmo tempo, demonstra sua sabedoria e capacidade de lidar com as mudanças e desafios da vida.

      Dicas:

      Reflita sobre os pontos mencionados acima e identifique quais se aplicam à sua vida real.
      Converse com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental sobre seus sentimentos e preocupações.
      Pratique atividades que te tragam paz interior e te ajudem a lidar com a ansiedade.
      Lembre-se que você tem o tempo e a capacidade de construir o futuro que deseja.

      Excluir

Seu comentário será exibido em alguns instantes.